21 julho 2010

Kit Básico de Segurança para o Ciclista

Se você fosse montar uma mala para um final de semana com aquele bonitão adorável, o que não poderia faltar na sua mala? Bem, na minha certamente eu colocaria um vestido matador, um belo sapato de salto alto, uma lingerie sensualíssima, um bom perfume, camisinhas e maquiagem. Na minha opinião, qualquer uma se viraria muito bem com isso. Mas é claro que há aquelas que preferem levar o guarda-roupas inteiro, dez pares de sapato, vinte biquínis... para (se tiverem sorte) passar o final de semana inteiro pelada na cama do quarto de hotel!

Para andar de bicicleta também é assim: existe o que é básico e o que é supérfluo, aquilo que só serve para enfeitar, então aqui vão as minhas dicas para montar um Kit Básico de Segurança para Ciclistas Eco-Chic:

Item #1 : Uma boa bicicleta. Nunca, jamais, em tempo algum, compre uma bicicleta baratinha, sem qualidade e tentar incrementá-la. É uma baita roubada e, por mais que você queira, não vai funcionar.

Item #2 : Não saia de casa sem os acessórios obrigatórios por lei: refletores dianteiro, traseiro, de rodas e pedais; campainha e espelho retrovisor.
Fica a dica: Se for pedalar à noite, instale farol dianteiro e lanterna traseira também. E já que está no embalo, coloque luzes ou refletores no capacete e nas roupas. O importante é ficar bem visível.

Item #3 : Ninguém quer rachar o coco no paralelepípedo, certo? Então, trate de usar capacete. Eu sei, os capacetes de ciclista disponíveis no mercado são um horror! Não há nada mais feio que aquilo. Mas você pode achar opções mais legaizinhas na seção de skate e patins das lojas esportivas. E nada impede uma customização do seu capacete para dar aquela melhorada no visual.
Fica a dica: Visite o site The Bicycle Muse e se inspire nos modelitos de capacetes.

Item #4 : Óculos. Se for de dia, use um bom óculos de sol, de qualidade e com proteção contra os raios UV. À noite, use os de lente transparente ou amarela. Você não vai querer ficar parando de cinco em cinco minutos para tirar cisco do olho, né? Além disso, com a poluição que enfrentamos nas grandes cidades, os olhos sofrem muito, coitadinhos. Aqui também vale a regra: use o que achar que fica legal em você, mas certifique-se da qualidade antes de mais nada.

Item #5 : Luvas almofadadas e de algum tecido que "respire" para que sua mão não fique suada e escorregando no guidão.

Item #6 : Pneu furou? Não vai adiantar acender o farol, como na música do Tim Maia. Você vai ter que ter um kit de reparos com  remendo para furos, uma câmara de ar extra e uma bomba para encher pneu. Vale fazer um cursinho nas lojas especializadas para aprender esses cuidados básicos com a bicicleta. Quanto mais independente você for como ciclista, melhor. Coloque-o numa bolsinha e mantenha sempre na bicicleta. O mesmo vale para o item #7.

Item #7 : Ferramentas básicas para a sua bicicleta. Você encontra uns kits ótimos nas boas lojas do ramo. compre uma multiuso, própria para suas necessidades, que seja pequena e leve, e de marca conhecida.
Fica a dica: Entre duas ferramentas aparentemente iguais, a mais leve geralmente é a mais resistente.

Item #7 : Garrafinha com água. Mas isso é item de segurança?! Claro que é, né? Hidratar-se é vital, meus caros!

É isso aí, espero ter ajudado.
Aproveito para agradecer a Juliana, pela dica de pauta para o blog.
Beijokas da Fernanda.

Fonte: Escola de Bicicleta.

2 comentários:

Juliana B. disse...

Concordo com vc! Fui comprar meu capacete ontem e foi difícil encontrar um que me agradasse. Ainda mais aqui na minha cidade (Campos-RJ), não temos muitas opções de lojas do ramo.
Para garantir a segurança também, coloquei a bike na revisão. Nem sei de quanto em quanto tempo tem que dar uma geral, mas já fazia uns 6 meses desde a última vez...
Obrigada pela atenção! Adorei as suas dicas!
Bjim =*

Fernanda Guedes disse...

Obrigada, Juliana!
:)