30 julho 2010

Bicicletas Verdes


O uso da bicicleta como meio de transporte, apesar de ser uma necessidade no mundo em desenvolvimento, está ganhando popularidade também no mundo desenvolvido devido ao seu impacto nulo em termos de poluição ambiental. 
Uma companhia baseada na Zâmbia decidiu ir mais longe e lançou o bamboosero. Trata-se de uma bicicleta com um quadro feito de bambu e que será vendida nos EUA. 
O que torna este projeto ainda mais notável é o fato dos países africanos em geral exportarem principalmente matérias-primas para o resto do mundo. Mas a Zambikes prefere exportar um produto acabado.
Divilance Machilika, coordenador de operações da Zambikes, conta que a bicicleta de bambu é o mais recente acréscimo ao seu catálogo de produtos e explica o processo de fabricação: "Em primeiro lugar, cortamos os bambus. Depois são postos de molho num estabilizador e depois começamos a fazer o quadro da bicicleta. Usamos sisal para juntar todas as partes do quadro e também cola. No fim, colocamos os pneus, o garfo e o selim."

A equipe da Zambiques em ação.

O norte-americano Vaughn Spethmann criou a Zambikes há dois anos com um antigo colega de universidade, Dustin McBride, e com dois zambianos. Vaughn Spethmann acredita que o bambu é o futuro. "O bambu é fantástico para a fabricação de bicicletas porque tem a qualidade de amortecer os choques quando se está num terreno irregular e é muito mais confortável. Além disso, não é caro na Zâmbia porque cresce em todo o lado. A Zâmbia é um país que importa muito do mundo desenvolvido. E então, virar o jogo e começar a exportar produtos ' made in Zâmbia'  com materiais zambianos é muito importante para o país."
O preço de uma bamboosero para os clientes norte-americanos é de cerca de US$ 500 o quadro, e US$ 900 para a bicicleta completa. Para Mwewa Chikamba, um dos co-fundadores da Zambikes, os preços não parecem afugentar os clientes. "As pessoas que compram as bicicletas de bambu estão contentes. Eles estão no primeiro mundo e compram algo de um país do terceiro mundo."

A Organic Bikes também aposta na sustentabilidade como conceito para seus produtos. A empresa americana está investindo num novo modo de pensar e produzir bicicletas e acessórios para torná-los cada vez mais ecologicamente corretos.

 A bicicleta "Dylan" é feita atendendo às especificações de cada cliente.
Os charmosos alforges feitos com material reciclado.

Em seu catálogo de produtos, além das bicicletas, há quadros, paralamas e charmosas bolsas feitas com material 100% reciclado. Embora a empresa assuma que ainda não é 100% verde, a intenção e iniciativa são bastante louváveis.
Mais iniciativas como essas são mais que bem-vindas.
Espero que tenham gostado do post e que queiram colaborar com o blog deixando seus comentários e sugestões.
Aproveito para agradecer à Sandra e ao Chico, amigos queridos da Babel das Artes, por mais essa dica preciosa.
Beijokas da Fernanda.


2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Fernanda, tá tão bacana o blog, de alguém que passa do discurso à prática, que fica difícil ver uma bicicleta sem pensar em você. Aliás, ontem mesmo vi uma matéria sobre passeios noturnos de bike e pensei em vc de novo. Parabéns pelo exemplo e que eu consiga me inspirar!
bj, Sandra

Fernanda Guedes disse...

Obrigada!
:-****