01 julho 2010

Glossário Eco-Chic - porque ninguém sabe tudo, muito menos eu!


Eu não sou uma Eco-Chata, já falei isso aqui antes, mas acho que nunca é demais lembrar, para que fique bem claro que não sou radical, muito pelo contrário, tenho feito pequenas (porém significativas) mudanças, dentro das minhas limitações e acho que já está de bom tamanho. Sempre acreditei que, se cada um fizer a sua parte, a coisa funciona.

Também não sou uma ambientalista-padrão, e você certamente não vai me pegar abraçando árvores por aí ou fazendo discursos sobre emissões de CO2, porque isso não é do meu estilo e também porque eu não tenho conhecimento suficiente para sair palestrando. Sou uma curiosa sempre em busca de informações sobre esse fascinante assunto que é a Sustentabilidade e, uma vez que eu as consiga, vou compartilhar aqui. 

Para quem não me conhece, sou uma ilustradora e mãe que, por uma série de motivos, decidiu mudar a forma como faz certas coisas no dia a dia a fim de ter mais qualidade de vida e também deixar um mundo melhor para o filho. 

A maior parte do que aprendi até hoje foi através da observação, não só na minha carreira mas também na minha vida pessoal. Meus pais me ensinaram boas lições que hoje transmito ao meu filho. Respeito ao próximo, gentileza e boa educação são noções que não envelhecem com o passar das gerações. Tive bons exemplos na maior parte das vezes, mas também alguns péssimos que me fizeram girar nos calcanhares e sair pela tangente. Mas foi acertando e errando que desenvolvi minhas noções de certo e errado, justo e injusto, bom e mau. Gosto dos valores pelos quais pauto a minha vida, me orgulho deles. Nunca fui uma pessoa de gestos grandiosos, prefiro ajudar o meu vizinho, uma senhora na padaria, o porteiro do prédio, gosto de estar atenta às pessoas que estão próximas a mim. Procuro agir através pequenos gestos, mas bem intencionados e fiéis à minha moral.

Foi por isso que decidi começar esse blog. A princípio, pensava em somente narrar minhas aventuras andando de bicicleta por São Paulo, para mostrar a outras mulheres que é possível deixar o carro em casa e arrasar no charme em cima de duas rodas não poluentes. Com o passar dos dias, fui vendo que existe todo um universo por trás desta pequena atitude de deixar o carro na garagem, a tal "sustentabilidade" e resolvi que ia começar a pesquisar o assunto para poder saber o que fazer e, espero, servir de estímulo para outras pessoas que, como eu, querem parar a derrocada do planeta, mas não sabem muito bem o que estão fazendo de errado.

Vou citar muito aqui um livro para o qual fiz a capa há algum tempo atrás e do qual tirei a inspiração para o nome do blog: Eco-Chic, Salvando o Planeta Com Estilo de Christie Matheson que foi publicado aqui no Brasil pela Matrix Editora. Aprendi muitas coisas boas com essa leitura, dicas práticas, coisas simples que qualquer pessoa pode fazer, mas que fazem muita diferença lá na frente, no futuro.

Então vamos começar entendendo o vocabulário Eco-lógico que é pra ninguém sair por aí confundindo CO2 com H2O ou justificando o aumento no preço da cerveja por conta do aquecimento global.


Glossário Eco-Chic:

1 - Aquecimento global é o aumento da temperatura média do ar perto da superfície terrestre e dos oceanos. É causado pelo excesso de gás estufa, como dióxido de carbono (CO2), que quando solto na atmosfera, age como um cobertor que segura o calor perto da terra. É isso que está fazendo as geleiras derreterem, as ondas de calor, tempestades, inundações, ou seja, essas catástrofes todas que a gente anda vendo por aí. É isso que está deixando os ursos polares sem um iceberg pra chamar de seu. 

Quem está causando isso? Ué, nós mesmos, não sabia não? Cada vez que ligamos o carro, o secador de cabelo, que compramos aquele batom cor de boca, ou a latinha de cerveja, que pegamos um avião para fazer aquela viagem de férias, que usamos aquele spray fixador para ficar com o cabelo em cima... Mas não precisa afundar na cadeira sob o peso da culpa. Pequenas mudanças no modo como você vive podem ajudar a aliviar bastante o calor que um pinguim está passando.

 2 - Combustíveis fósseis são aqueles provenientes da decomposição de plantas e animais fossilizados, tipo petróleo, gás natural e carvão. Vocês estão ligados que esses combustíveis fósseis não vão durar pra sempre, né? E também estão ligados que quando a gente queima esses combustíveis o gás que vai para a atmosfera não se dissipa por mágica. Por isso a importância de buscar formas alternativas para a produção de energia.

3 - Dioxinas são produtos químicos provenientes da manufatura de elementos químicos sintéticos e da incineração de produtos que contêm químicos. São um perigo! Altamente cancerígenos, danificam o sistema imunológico, endócrino, além de causar defeitos congênitos. Alerta vermelho aqui, pessoal!

4 - Formaldeído é uma substância química muito do mal! Ela é usada como conservante em produtos de beleza, papel e móveis de madeira. O formaldeído é emitido por esses produtos na forma de gás e a gente já sabe que o gás não é nosso aliado na luta para salvar o planeta. Alerta vermelho aqui também: esse troço é cancerígeno, baita veneno!

5 - Ftalatos são substâncias químicas industriais que são adicionadas a produtos de consumo para agir como plastificante ou como solvente, prolongando a duração de fragrâncias. Removedores de esmalte, maquiagem e sprays fixadores geralmente têm ftalatos e suspeita-se que também sejam substâncias cancerígenas que podem entrar em nosso sistema através da inalação, ingestão ou pela absorção da pele. Alerta vermelho aqui também.

6 - Parabenos são conservantes químicos usados em diversos produtos de beleza (de novo, eles aqui, minha gente, todo cuidado é pouco!). Alerta vermelho aqui também, pois eles imitam o efeito do estrogênio e podem ser cancerígenos.

7 - Emissões de dióxido de carbono é uma medida para quantificar o impacto que uma pessoa ou uma casa produz no aquecimento global. É a nossa parcela de culpa nessa bagunça toda. Todo mundo emite dióxido de carbono e não, não é quando solta pum.

8 - Carbono neutro é quando uma empresa ou pessoa consegue efetivamente neutralizar o impacto das emissões de gás estufa causado por suas atividades. Isso é o que todo mundo deveria tentar fazer. É como uma medalha de honra, conta pontos para a moral da empresa ou do cidadão. Dá até para passar uma cantada assim: "sabia que eu tenho certificado de carbono neutro?". Pronto, você ganha a parada no ato!

9 - Energia anternativa é aquela ambientalmente correta, sustentável, não derivada de queima de combustíveis fósseis. A energia eólica (dos ventos) e solar são bons exemplos. 

10 - Orgânico é o alimento ou ingrediente que foi cultivado sem o uso de pesticidas e fertilizantes químicos sintéticos. Tem muita gente que confunde orgânico com hidropônico. Hidropônico é o alimento produzido sem a presença do solo e sempre em ambiente protegido, ou seja, em estufa. É cultivado sobre suportes artificiais, em água, recebe soluções químicas para nutrição e tratamento de eventuais doenças. Mas não quer dizer que não rolou um pesticidazinho por lá, então olho vivo!

11 - Resíduo pós-consumo é o lixo que a gente descarta após consumir algum produto. Simples assim.

12 - Reciclagem é o processamento de material usado transformado em novas matérias-prima. Reciclagem é muito bacana e pode se aplicar esse conceito mais amplamente quando, por exemplo, você dá aquele pé na bunda no seu namorado-mala. Principalmente se você encaminhar o dito cujo para aquela mulherzinha insuportável que você abomina e ela achar que fez um bom negócio. Você está reciclando, você está sendo Eco-Chic. Sacou? ;)

Bem, por hoje é só. Acho que já dá para refletir um pouco sobre o que consumimos e pensar em alternativas para deixar menos rastro no planeta. Sejamos como o Kwai Chang Caine da série Kung Fu: vamos tentar andar sobre o papel de arroz sem deixar pegadas.

Beijokas da Fernanda.

Nenhum comentário: