05 julho 2010

10 pequenas atitudes Eco-lógicas


Mudanças. Há os que adoram e os que odeiam, mas todos temos que nos adaptar quando uma nova situação aparece.

Está claro que precisamos mudar nossa maneira de conviver uns com os outros e também com a natureza. A questão principal aqui é bem simples: respeito. Precisamos respeitar o outro e também aquilo que partilhamos.

Percebi que pequenas mudanças são mais bem sucedidas do que as grandes, que causam incômodo e medo, e levam à rejeição.

No livro "Eco-Chic: Salvando o Planeta com Estilo" de Christie Matheson há boas dicas de pequenas mudanças que podemos começar agora, sem muito esforço, e que nos colocarão no caminho certo para uma vida mais sustentável e Eco-lógica.

Vamos a elas:

1 - Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas. Muita gente ainda reclama da cor que elas deixam no ambiente, mas essas questões têm sido resolvidas nas lâmpadas encontradas hoje no mercado. A luz que elas emitem é parecida com a das lâmpadas incandescentes e seus estabilizadores eletrônicos produzem luz constante e sem ruído. Então, o que você está esperando para trocar suas lâmpadas? Ainda duvida da eficiência desse pequeno gesto? Então vamos lá: trocar apenas uma lâmpada, que fique acesa por quatro horas diárias, por uma CFL pode reduzir sua emissão anual de gás carbônico em aproximadamente 70 kg. Apesar de serem mais caras, as CFL duram cerca de dez vezes mais, o que significa que você vai comprar menos lâmpadas e conseguir uma boa economia no seu orçamento doméstico.
E onde descartá-las? Não as jogue no lixo, pois essas lâmpadas têm uma pequena quantidade de mercúrio que pode penetrar no solo e nas águas subterrâneas ou evaporar como gás tóxico. Para descartá-las com segurança procure um posto de reciclagem de resíduos perigosos ou vá até uma das unidades dos supermercados Pão de Açúcar, pois muitas delas já fazem esse tipo de coleta.

2 - Apague as luzes. Meu pai já era Eco-Chic e eu nãosabia! Ele andava atrás de mim, apagando as luzes que eu ia deixando acesas e costumava falar que não era dono da Light (algo como a Eletropaulo). Nunca me lembrei tanto dele quanto agora, com meu filho de 9 anos, pois repito a mesma rotina mudando apenas a frase de efeito, geralmente digo "O planeta agradece!". Não funciona sempre, mas educar é repetir a mesma coisa 500 vezes por dia, então eu continuo apagando a falando.

Fica a dica: se você está ouvindo música ou vendo um filme ou jantando, e não precisa de luz para ler ou trabalhar, apague as luzes e acenda algumas velas de cera de abelha. Pode até pintar um clima, se é que você me entende... hehehe.

3 - Beba água filtrada ao invés de água mineral. Ao invés de comprar uma garrafinha ou copinho de água toda vez que tiver sede, carregue sempre a sua própria garrafa reutilizável. O mesmo vale para aqueles copinhos que ficam ao lado do garrafão de água nas empresas. Leve seu próprio copo ou caneca. Se não der, pegue apenas um copo e fique com ele o dia todo.

Fica a dica: há dois inconvenientes com as garrafas plásticas. Primeiro, elas são feitas de um derivado do petróleo e segundo, são bem difíceis de limpar, o que facilita o aparecimento de bactérias. Então dê preferência às de aço inoxidável ou vidro. Coloque em sua mesa de trabalho uma bela bandejinha com uma garrafa e copos de vidro bem estilosos. Além de ser uma boa chance de você mostrar seu bom gosto e "Eco-chicnesse", aquele colírio que trabalha na sala ao lado pode resolver aparecer para pedir um golinho.

4 - Não desperdice água. Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes, lava a louça, passa xampú e creme nos cabelos, enfim, racionalize o uso da água. Uma torneira aberta por dois minutos, duas vezes ao dia desperdiça 45 litros de água, quase 17.000 litros por ano. Além disso, as estações de tratamento de água gastam energia.   
Reduzir o tempo do banho é dureza, eu sei. Quem não adora um banho quentinho, ficar embaixo daquela água toda, só relaxando? É, mas hoje em dia não se pode mais ter esse prazer sem culpa. Então, se você ainda toma banhos de 15 minutos, comece um programa de redução imediatamente. Estabeleça metas: num dia você deve acabar o seu banho em dez minutos, no dia seguinte em nove minutos e assim por diante, até conseguir chegar a saudáveis cinco minutos que, convenhamos, se bem aproveitados, dão e sobram para limpar tudinho. 
Se você é mulher como eu e tem uma rotina de vários passos só para lavar o cabelo, otimize seu tempo. Lave e aplique o condicionador logo no início do banho, desligue o chuveiro e, enquanto o produto age, aproveite para ensaboar-se, esfoliar-se, etc. Eu admito que por muitas vezes quase desisti por causa do frio, mas a gente se acostuma a tudo e eu acabei descobrindo uma vantagem a mais: não ficar com a água quente ligada o tempo todo permite que você dê aquela ducha fria no cabelo (tão recomendada pelos cabeleireiros para deixar as madeixas brilhantes) sem morrer de choque térmico. Além disso, banhos menos quentes e mais curtos são um verdadeiro bônus para a sua beleza: sua pele não ficará tão ressecada e você ainda vai economizar no hidratante. Ou você prefere o visual uva-passa?

5 - Diga "não" às sacolas plásticas. Toda vez que fizer uma comprinha e a loja oferecer aquelas sacolas plásticas, recuse. Coloque pequenas compras dentro de sua própria bolsa e tenha sempre por perto uma sacola reutilizável e Eco-Chic pronta para as compras do dia-a-dia. Ultimamente estou sempre de bicicleta e uso muito minhas cestinhas. Tenho três delas: uma fixa ao guidão e mais duas que acoplo ao bagageiro quando sei que vou passar na padaria ou supermercado e voltar do passeio com umas comprinhas a mais.
 

6 - Reduza o tempo de uso do secador de cabelos e/ou chapinha. Não, eu não sou contra a beleza. Não, eu também não sou daquelas que pode sair com os cabelos molhados ao vento. Eu sou uma dependente (confessa!) da escova e do modelador de cachos. Sem eles minha juba vira uma verdadeira obra surrealista, daquelas que ninguém entende, ou gosta. Mas aprendi alguns truques para diminuir o tempo necessário para deixar meus cabelos apresentáveis. 
Eu nado três vezes por semana e todo mundo sabe o terror que é a água da piscina para qualquer cabelo, ainda mais o meu, que é tingido e tem reflexos. Abandonar a natação, nem pensar. Primeiro porque eu amo nadar e segundo porque também amo comer e o que me porporciona esse prazer são os 1.600 m nadados por aula. Então eu tenho que lavar os cabelos três vezes por semana, sem negociação.
Qualquer mulher sabe que cabelos danificados precisam de muita hidratação, mas já faz um tempo que eu deixei de gastar a fortuna que costumava gastar no cabeleireiro para tratar as madeixas e estou cuidando deles como posso, em casa mesmo. Passei a usar um bom creme de restauração profunda e descobri que, com o produto certo, seu cabelo precisa de bem menos tempo de secagem. Além disso, sempre deixo que ele seque um pouco ao natural antes de começar a modelá-lo. Isso economiza energia e também evita que o cabelo resseque.

Fica a dica: se você não pode deixar seu cabelo secar ao natural por um tempo antes da escova, seque-o bem com uma toalha para retirar o máximo da umidade. E se estiver na praia, dê férias para o secador. Use mousse, gel ou pomada para fazer penteados com o cabelo molhado mesmo. Se você está de férias não vai querer perder tempo alisando o cabelo, vai?

7 - Tire os carregadores da tomada assim que acabar de carregar seu celular, bateria, filmadora, I-pod, etc. Eu não sabia disso, então acredito que também haja alguém por aí que ainda não saiba, mas só o fato de o carregador estar conectado à tomada já gasta energia. Isso vale para outros aparelhos elétricos também. Lembre-se do racionamento de energia no governo FHC e não deixe de praticar os bons hábitos que adquiriu naquela época.

8 - Doe ou recicle celulares e computadores. Não os jogue no lixo e muito menos os incinere. Aqui vão algumas dicas de locais que poderão dar um bom uso ao seu aparelho antigo ou descartá-lo como se deve:
Agente cidadão: http://www.agentecidadao.org.br
Associação Brasileira de Excedentes: http://www.abre-excedente.org.br
Casas André Luiz: http://www.andreluiz.org.br
Comitê para democratização da informática: www.cdi.org.br
Museu do Computador: http://www.museudocomputador.com.br/doar.php


Fica a dica: empresas como a Hewlett-Packard, Canon, Dell, Kodak, Motorola e Nokia têm postos para coleta desses materiais. Informe-se nas assistências técnicas listadas nos websites. 

9 - Use água fria na máquina de lavar roupas. 90% da energia consumida por elas (aproximadamente 250 kWh) é usada para aquecer a água. Suas roupas vão ficar tão lindas quanto antes e com um bônus: não desbotarão tão rápido.

10 - Consuma menos. Eu sei que isso é pedir demais para qualquer mulher. Eu mesma sou daquelas que adora fazer uma shoppingterapia, mas ser Eco-Chic quer dizer consumir menos, pensar antes de comprar e fazê-lo com consciência. O melhor momento para comprar é quando você de fato precisa de algo e não quando você encontra uma liquidação ou uma bolsa igualzinha àquela que você viu na Vogue por metade do preço. Pode parecer cruel imaginar uma vida tão espartana assim, mas a verdade é que não precisamos de tantas coisas quanto nos fazem crer. É um bom momento para refletir sobre os valores que vamos manter e os que vamos descartar, sobre o que necessitamos de verdade e o que é meramente acessório e não nos fará falta alguma. É todo um processo, minha gente, não é fácil, mas vale a pena tentar.


Fica a dica: olho vivo nas empresas espertinhas que praticam o tal Greenwashing: lançam produtos que se dizem ecológicos apenas para efeito de marketing e para enganar os consumidores que, sentindo-se culpados com toda essa devastação do planeta, compram tudo o que se propagandear como ecologicamente correto. Leia os rótulos e verifique se um produto é, de fato, orgânico, natural ou reciclado. E se encontrar um produto com informações falsas ou "pirata", denuncie!

É isso aí, gente, a máxima Eco-Chic é "pequenas mudanças fazem grande diferença".
Beijokas da Fernanda.


Nenhum comentário: