30 agosto 2010

Isso é Muito Eco-Chic: Carro Que Absorve CO2

E é bonitinho...

YeZ: carro chinês absorve CO2 do ar

O mais novo protótipo de veículo ecológico da China, o YeZ, é totalmente movido a energias limpas: além de produzir energia solar e eólica, o carro absorve CO2 para gerar eletricidade e o devolve para o ar em forma de oxigênio
Uma montadora chinesa levou ao pé da letra o conceito de carro ecológico e criou este carro-folha. O veículo foi projetado para funcionar como uma planta, ou seja, ele absorve CO2 e libera oxigênio na atmosfera. A ideia é criar um veículo para 2030 que realize o mesmo trabalho que as plantas fazem durante a fotossíntese.
O veículo YeZ (palavra que em mandarim significa folha) seria movido a energias limpas: o teto absorveria energia solar e as rodas teriam pás para gerar energia eólica. Mas a grande sacada é que o veículo de dois lugares conseguiria remover dióxido de carbono do ar, grande vilão do aquecimento global, com uma liga mista (orgânica e metálica) capaz de absorver CO2 e água, transformando-os em eletricidade armazenada em uma bateria de lítio. Estamos esperando essa folha brotar.

Fonte: Planeta Sustentável.

2 comentários:

Pedalando & Olhando disse...

LG, pensei que era sério. Em 2030? E estas tecnologias todas não existem. Então entre a criação delas e a manutenção do projeto, foi-se! O veículo realmente limpo, nós já usamos: a bicicleta! O resto é falta do que fazer. Para carregar 2, comprem uma bike em tandem!

Fernanda Guedes disse...

Mas é sério! 2030 já está aí na esquina... Além disso, todas as grandes ideias foram embrionárias em algum momento.
Mas também é sério o que fazemos agora: trocar o carro pela bike é uma atitude imediata e com grande impacto, e nada impede que outras iniciativas também sejam estimuladas.
:)