10 março 2011

Sonho de Consumo: Méral Randonneur.

Méral foi uma famosa marca de bicicletas francesa com sede em La Fuve, no Vale do Loire. 
Em seu catálogo, eles tinha de tudo um pouco para agradar ciclistas de todas espécies: bicicletas para corrida, tracking, montain, street, cycle-chic para damas, ou seja, um verdadeiro sonho. Pena que esse sonho não perdurou e a companhia acabou sendo emcampada há alguns anos atrás.
Este modelo aqui é o Méral Randonneur e foi projetado na época em que Francis Quillon (hoje considerado um guru no quesito fabricação de quadros para bicicleta na França) era ainda presidente da empresa.
Mas o que seria uma bicicleta do tipo Randonneur? Vamos à Wikipedia:
Randonneur é uma palavra originária do Francês que denomina o ciclista especializado em participar de eventos de longas distância, as randonnée ou brevet, provas não-competitivas. O feminino para o termo Randonneur é Randonneuse. Oui, je veux être une Randonneuse.
Os Randonneurs são ciclistas experientes, geralmente de meia-idade, acostumados a percorrer de 200 a 1200 km de distância a cada prova, sempre em busca de memoráveis cicloviagens e cicloaventuras.
Ou seja, uma bicicleta do tipo Randonneur é aquela montada para atender às necessidades de uma longa pedalada, e deve contar com acessórios que facilitem a vida "na estrada" (como os faróis, bagageiros e porta-alforges) e estrutura robusta para enfrentar bem os percalços do caminho.
Eu acho que a Randonneur é uma bicicleta para sonhadores e românticos em geral, daqueles que confiam na luz do luar (e de um farol a dínamo) para guiar seus caminhos por aí.


Bora babar no modelito?
=)

Meral Randonneur
Meral Randonneur
Meral Randonneur
Meral Randonneur
Meral Randonneur
Meral Randonneur
Meral Randonneur
Meral Randonneur
Meral Randonneur

Nenhum comentário: