17 março 2011

Dinamarca pretende acabar com uso de combustíveis fósseis até 2050.

A energia eólica (proveniente do vento) e a biomassa podem atender à maior parte da demanda energética do país.
A Dinamarca pode tornar-se uma nação livre dos combustíveis fósseis até 2050. Pelo menos foi o que afirmou a Comissão Climática do país. De acordo com os dados apresentados em relatório, o país teria que investir 0,5% do seu PIB – cerca de US$ 2,95 bilhões – para que isso se torne possível.
A comissão declarou que o investimento será relativamente barato porque nas próximas décadas os preços dos combustíveis fósseis tendem a aumentar cada vez mais, enquanto os valores das fontes renováveis se tornarão menos caros, e também porque grande parte da tecnologia necessária para a mudança já existe.
O governo apresentou um plano de investimento nas energias renováveis, que incluem a eólica e o biogás, para se tornar livre de combustíveis fósseis até 2050. Em 2020, o país pretende dobrar a sua produção de energia eólica para 42% do total da capacidade energética.
Até lá, a Dinamarca pretende ter cortado 6% do seu consumo anual de energia em relação aos níveis de 1990, e para 2050, a nação espera já ter diminuído 25% do seu gasto energético.
Com essa alteração nos padrões energéticos, a nação espera reduzir as emissões de carbono em 75% e já estuda medidas para que outros setores da economia, sobretudo a agricultura, também passem por mudanças a fim de chegar à meta de reduzir 95% das emissões, sugerida pelos cientistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Taí um bom exemplo a ser seguido. 

Nenhum comentário: