21 março 2011

Olimpíada de Londres será Eco-Chic.

Londres se prepara para dar exemplo de sustentabilidade.
Faltando pouco mais de um ano para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos  de 2012, os londrinos já comemoram os resultados do que eles chamam as olimpíadas mais “verdes” da história. O projeto dos jogos sustentáveis começou pelo terreno do principal parque olímpico, no degradado distrito industrial de Stratford, que teve mais de 2 milhões de toneladas de terra descontaminada. A região era uma antiga zona industrial, com áreas abandonadas e terrenos contaminados por metais pesados e outros resíduos tóxicos deixados por empresas que se instalaram no local a partir do século XIX.
O Parque Olímpico de Londres ocupará uma área de 2,5 quilômetros quadrados (246 hectares), correspondente ao tamanho do Hyde Park, um dos maiores de Londres. Depois de pronto, será o maior parque público construído no Reino Unido nos últimos 150 anos.
Cerca de 97% de todo o resíduo gerado nas demolições dos antigos prédios da região foram reciclados ou reutilizados nas fundações das novas construções. Dos novos materiais, 60% chegaram por meio de ferrovia ou hidrovia, gerando muito menos CO2 em comparação ao transporte por caminhões.
O projeto ainda prevê que todos os espectadores cheguem aos estádios usando meios de transporte públicos, de bicicleta ou a pé. Para atender ao público, 10 novas linhas de trem passarão pela área do parque. Nem o Routemaster, tradicional ônibus de dois andares, foi esquecido.
Um concurso internacional foi feito para escolher um novo design para o ônibus e o primeiro protótipo foi apresentado em novembro do ano passado. Ainda em 2011, as primeiras unidades estarão circulando pela capital inglesa. Os novos modelos serão híbridos, movidos por diesel e eletricidade, 40% mais econômicos que os antigos a diesel.
Pelo visto não é só o casamento do Príncipe que está dando o que falar...

Busão "verde".

Um comentário:

Lili Chiurco disse...

Tudo eco, tudo chic, tudo novo, tudo muito bom!