10 março 2011

Eu Quero Muito Isso: Calça Jeans Eco-Chic.

A calça jeans, uma das peças mais clássicas do guarda-roupa contemporâneo, ganha versão turbinada e ecológica para o próximo inverno. Chega ao Brasil o mais recente projeto “verde” da Levi’s, a linha Waterless, que reduz o consumo de água na lavagem das peças em até 96%. Para você entender melhor, saiba que alguns produtos da marca, no processo antigo, chegavam a gastar 42 litros de água! O projeto sustentável reedita cerca de 12 modelos icônicos da Levi’s, tal como a clássica 501, e outras peças de denim, como as jaquetas.
Para reduzir o consumo do líquido na fabricação e na finalização das calças, foi preciso fazer algumas pequenas mudanças, como diminuir o número de ciclos da máquina lavadora, a incorporação do processamento com ozônio e a remoção da água da estonagem.
Veja no video abaixo a explicação (tin-tin por tin-tin) de como a empresa fez para que o Waterless saísse do papel.
A nova linha de produtos conta com a confecção de mais de 1,5 milhões de itens e a Levi’s ainda convida seus consumidores a lavarem menos suas peças, o que, além de garantir um aspecto vintage, ajuda a poupar água. 
Se todos que comprarem a Waterless lavarem suas peças quinzenalmente, serão economizados, até a primavera desse ano, 858,4 milhões de litros, sem contar com os 16 milhões reduzidos na produção da nova coleção.
Mas este não é o único viés sustentável da empresa: a Levi’s também lançou a campanha “Care the planet”, modificando as etiquetas de cuidados e manuseio dos produtos. Incluiram instruções de como os consumidores podem reduzir o impacto ambiental com menos lavagens, secando no varal (em vez de usar secadoras elétricas) e doando quando não forem mais necessárias.
Assista o video de lançamento da linha Waterless nos EUA:
Via: Greenvana Style.

Um comentário:

Lili Chiurco disse...

Nossa, se for colocar em números, é uma economia e tanto. Se levar em conta quantas peças são produzidas e que cd uma antes consumia 42 litros... uma economia de 96% (40,32 litros) é para tirar o chapéu, hein!
Aprovadíssimo esse novo sistema!