09 junho 2010

O que é ser Eco-Chic?

Antes de explicar o conceito "Eco-Chic", deixem-me falar um pouco sobre mim. Sou ilustradora freelancer e trabalho em casa. Meus amigos me apelidaram de Lady Guedes, porque estou sempre arrumada, sempre de salto e também, é claro, porque sou uma lady, after all...

Sempre que preciso sair para uma reunião, para umas comprinhas rápidas ou para visitar alguém, procuro utilizar o metrô, o ônibus ou até mesmo ir a pé, mas sem nunca deixar de usar meus saltos altos. Costumo brincar que me sinto super parisiense fazendo isso, mesmo que eu desça na Estação São Bento pronta para enfrentar a 25 de março.

No começo deste ano, por uma série de razões, resolvi incluir a bicicleta como meio de transporte. Dei uma bela ajeitada na minha querida magrela que já tem uns bons 12 anos de serviços prestados e comecei a deixar cada vez mais o carro na garagem.

Isso me empolgou bastante, não só porque é mais divertido ir de bicicleta do que ficar sentada dentro de um carro enfrentando congestionamento, como também comecei a conhecer novos "amiguinhos bikers" pelas ruas.

Eu confesso, minha vida estava mesmo precisando de uma mexida! Sabe quando tudo parece velho e sem graça e você sente que tem que se renovar senão vai acabar obsoleta?

Foi então que eu decidi usar minha massa cinzenta para colocar em prática uma revolução que já há algum tempo tomava forma dentro de mim.

Tudo começou com a reciclagem do lixo. Depois aderi às sacolas retornáveis e às caixas de papelão para trazer as compras para casa, pequenas mudanças que visavam levar uma vida mais saudável e consciente.

Também passei a trabalhar num projeto social muito bacana, o Ônibus Biblioteca da LIBRE e da Prefeitura de São Paulo, dividindo meus conhecimentos de desenho e pintura, levando arte para a periferia e ganhando muita satisfação e alegria em troca.

Então veio a ideia de difundir este conceito de "Eco-Chic" que nada mais é do que ter consciência ambiental, lutar por uma qualidade de vida melhor para todos, encontrar maneiras de poluir menos e estar atenta às iniciativas que vão aparecendo por aí e divulgá-las.

Acho isso uma maneira muito elegante de se viver em sociedade.

E se, além disso tudo, ainda der para sair bonitona, de salto e com um sorriso sempre pronto para oferecer, melhor ainda!

Por isso, decidi encarar o desafio de ser "Eco-Chic" numa das maiores cidades do país: São Paulo.
Aqui o trânsito é caótico, o transporte público insuficiente e o respeito ao próximo nem sempre é lembrado na correria do dia-a-dia.

"Eco-Chic" para mim não é só uma denominação bonitinha e politicamente correta, é uma verdadeira mudança de vida, uma decisão consciente, que, espero, possa inspirar outras pessoas a deixar o carro de lado e a usar a bicicleta como principal meio de transporte, além de outras atitudes que visem a sustentabilidade e a preservação do nosso planeta para as gerações futuras.

Espero poder contar com vocês para acompanharem aqui minhas aventuras e verem como pode ser o máximo ser Eco-Chic e salvar o planeta sem descer do salto!

Bjks da Fernanda.





3 comentários:

thais beltrame disse...

adorei a iniciativa, querida! faço sempre tudo à pé ou de transporte público, mas confesso que gostaria muito de usar mais a bicicleta como meio de trasporte, e não só pra passear no bairro, como costumo fazer. tenho a sensação que o seu blog vai me empolgar ;) beijão e boa sorte!

Anna Anjos disse...

Très chic! A mídia, a média, a moda.

Fernanda Guedes disse...

Obrigada a vcs pelo incentivo!
:)