22 junho 2010

Como pedalar com segurança nas ruas da cidade

Muita gente tem me perguntado como tenho coragem de pedalar no trânsito caótico de São Paulo. Não quero aqui fazer apologia de nada e nem posar de super-heroína. Tenho minhas inseguranças como todo mundo, mas também me disponho a aprender e a respeitar e por isso acho que essa minha nova vida tem tudo para dar certo. Com o tempo vai-se acostumando com os carros passando perto de você, com aqueles bobocas que gostam de acelerar ao seu lado para ver se você balança, com o pessoal que buzina e xinga. Eu tento manter a elegância e não entrar em conflitos. Quero facilitar a minha vida e não criar caso e a minha única intenção é chegar sã e salva ao meu destino.

Andei pesquisando em alguns sites sobre segurança para ciclistas e selecionei um texto que acredito será muito útil aos que ainda têm dúvidas se trocam ou não o carro por uma bike. Espero que ajude.

Beijokas da Fernanda.


Pedalar no trânsito parece impossível para muitos, principalmente para quem mora em cidade grande. Será mesmo? Se isto é verdade, por que tem aumentado o número de ciclistas nas ruas?

A maioria dos ciclistas pedala sem sofrer acidentes de trânsito, mas o que é novo é estranho e traz receios. Para quem pedala pela primeira vez no trânsito a situação pode parecer assustadora. Só nos conscientizamos que a maioria dos perigos são imaginários com a prática.

Trânsito é previsível, tem lógica, responde à física. Há uma parte psicológica? Sim, mas esta também é previsível.

Todo acidente é causado por um erro, uma falha. Se não houver erro ou falhas, não haverá acidente.


Algumas regras básicas:

1. Seja educado

2. Obedeça as leis de trânsito

3. Sempre sinalize suas intenções

4. Use roupas claras ou chamativas

5. Mantenha os refletores limpos

6. Evite ruas e avenidas movimentadas

7. Mantenha-se à direita e na mão de direção

8. Não faça zig-zag, procure pedalar mantendo uma linha reta

9. Aprenda a ouvir o trânsito

10. Use capacete


Algumas dicas para pedalar tranquilamente:

1. Mais de 50% dos acidentes são de responsabilidade do próprio ciclista

2. 95% dos acidentes envolvendo ciclistas acontecem em cruzamentos

3. Em menos de 1% dos acidentes o ciclista sofre uma colisão traseira

4. Pedalar na contra-mão aumenta muito a possibilidade de acidentes graves ou morte

5. Ciclista que veste roupas claras ou chamativas e sinaliza suas intenções, diminui sensivelmente a possibilidade de acidente

6. Boa parte dos acidentes são causados por falha na manutenção da bicicleta


Fica a dica: Se sua habilidade com a bicicleta não é boa e você tem que cruzar uma via muito perigosa ou cheia de obstáculos, cruze a pé, empurrando a bicicleta.


Nunca, nem de brincadeira...

1. Nunca pedale na contra-mão, a não ser que esteja sinalizado

2. Não pedale onde o motorista não o pode ver

3. Nunca entre com tudo nos cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos

4. Nunca force uma situação contra um carro, moto ou ônibus

5. Não pedale muito próximo do meio fio

6. Não fique olhando para trás, preocupe-se com o que vem pela frente

7. Não use walk-man e nem fale ao celular enquanto pedala


Respeitando para ser respeitado:

1. Pedestres tem prioridade sobre ciclistas. Lembre-se que você também é um pedestre.

2. Um pedestre pode mudar de direção de maneira muito brusca. Aproxime-se devagar, avisando sua chegada e passe guardando distância

3. Patins e skates também mudam de direção muito rápido

4. Cachorros e gatos tem reações inesperadas. Evite assustá-los


Todo cuidado é pouco:


1. Próximo a árvores pode haver raízes perigosas

2. Só olhe para trás quando for realmente necessário

3. Em descidas fortes, evite deixar a bicicleta correr demais

4. Cuidado com mudanças de piso e suas diferentes aderências

5. Tampas de bueiro em aço ou sinalização pintada no solo quando molhadas escorregam muito

6. Com chuva ou chão escorregadio diminua a velocidade

7. Com chuva a visibilidade de todos fica prejudicada

8. Esteja sempre com a marcha correta engatada. Antes de parar a bicicleta nos cruzamentos engate uma marcha que lhe permita arrancar rápido.


Fonte: Escola de Bicicleta.

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