06 abril 2011

I ♥ New York.


Desde que assumiu o governo da cidade de Nova York, o prefeito Michael Bloomberg teve como uma de suas principais metas fortalecer o uso de bicicleta como meio de transporte através da instalação de várias ciclovias e ciclofaixas na cidade. 
Para você ter uma ideia de como a bicicleta se tornou crucial no sistema de transportes da cidade, saiba que, nos últimos 4 anos, 410 quilômetros de ciclovias foram construídos em Nova York. 
O problema agora é convencer os nova-iorquinos que ciclovias são boas para eles.

Apesar de ter agradado aos ciclistas, o novo sistema enfrenta fortes críticas da população. Para criar as ciclovias, a administração Bloomberg acabou com centenas de vagas de estacionamento nas principais ruas da cidade e transformou a Times Square em praça apenas para pedestres. Como era de se esperar, muitas dessas mudanças não foram bem aceitas.
Um dos argumentos de quem critica é que “as ciclovias violam um princípio fundamental da democracia. A maioria da população, que não pedala, está sendo forçada a sacrificar curvas à direita e espaços de estacionamento para que uma elite influente possa se sentir bem”. Ah, vai... americano adora invocar a democracia quando alguma coisa não está do seu gosto, não é mesmo?

Mas, sem dúvida, é interessante acompanhar o debate que esse tipo de mudança suscita em uma cidade que muitas vezes é comparada com São Paulo. Já se pode ter uma ideia das reações que teríamos que enfrentar por aqui. 
No entanto, vale lembrar que Nova York já tem um ótimo sistema público de transporte -- diferentemente de São Paulo. Então estamos bem atrasadinhos nessa questão. De qualquer forma, é uma boa oportunidade para observar os resultados dessa mudança, aprender e procurar a melhor solução para nossas necessidades. Só não vale se acomodar ou dar o velho truque do jeitinho brasileiro.

2 comentários:

Lili Chiurco disse...

Ai que queria tanto um prefeito assim aqui! Já pensou que beleza?

Fernanda Guedes disse...

Eu acho que nós MERECEMOS um prefeito assim, Lili!
Bjks
F