14 abril 2011

Absorventes Ecologicamentes Corretos: Você Usaria Isso?

Muitas vezes a vontade de levar uma vida mais sustentável e poluir menos esbarra em assuntos polêmicos. Fraldas descartáveis, preservativos e agora, absorventes higiênicos.
Algumas empresas, preocupadas em reduzir o impacto sobre o meio ambiente, criaram um produto para ser usado como alternativa ao absorvente higiênico que, segundo afirmam, seria ecologicamente correto, por se fabricado com material reutilizável.

À primeira vista, o produto é, no mínimo, esquisito: feito de silicone e com formato de taça, funciona como um recipiente de fluxo menstrual, ao invés de absorvê-lo como os demais produtos que conhecemos.

Uma das vantagens do produto, segundo seus fabricantes, seria a durabilidade (aproximadamente dez anos) o que agridiria bem menos o meio ambiente que os absorventes normais (que levam até 100 anos para se decompor). Se pensarmos que cada mulher utiliza em média 15.000 absorventes durante toda sua vida, a conta fica quase tão assustadora quanto a aparência do novo produto.

É, não é nada fácil levar uma vida Eco-Chic...

Veja abaixo algumas amostras de marcas já disponíveis no mercado: o Mooncup, o Misscup e o Ladycup (este último até que tenta ficar mais bonitinho, combinando a cor do produto com a estampa do saquinho que serve de embalagem). Esses copinhos higiênicos custam em média R$ 80,00 e podem ser adquiridos pela internet.
Ó céus, dai-me a bênção de uma menopausa precoce!

3 comentários:

Mari Lee disse...

Eu, coincidentemente, comecei a usar coletor este ano.
Decidi comprar um, após ler muito na internet a respeito, principalmente devido ao apelo ecológico de não jogar tanto absorvente no lixo (todo santo mês por uns 30 anos da nossa vida!).
Mas agora também estou achando muito mais higiênico e prático que absorventes (só troco de manhã e à noite; não tenho que carregar absorventes na bolsa nem sair correndo pra farmácia comprar), e é mais econômico também (parece caro, mas em alguns meses ele já se pagou). E também reduziu o incômodo que eu sentia durante os primeiros dias de menstruação.
Não é perfeito: eu ainda tenho um pouco de dificuldade na hora de tirar (mas não dói nem nada, só dá um trabalhinho...), e em apenas um dia do mês, quando o fluxo é mais forte, ainda preciso usar um protetor diário pq vaza um pouquinho. Mas eu não pretendo abandonar o coletor nunca mais!

Véia da Teia disse...

olha isso... http://www.soniahirsch.com/2011/02/outras-verdades-coletores-menstruais-um.html

Fernanda Guedes disse...

Mari Lee, que bom que vc está gostando. Mas leia o texto que a Véia da Teia indicou -- se não por mera curiosidade, para dar algumas risadas -- e também neste outro texto, que originou toda a polêmica no site da Sonia Hirsch:
http://www.soniahirsch.com/2010/03/almanaque-do-banheiro-lunas-de-algodao_01.html
Mais uma vez, obrigada pelos comentários.
Bjks
F