Foto: Leonardo Moura |
Outro trecho de ciclovia já havia sido implantado na via em 1996, mas foi obstruído ao longo dos anos.
A nova obra faz parte do licenciamento ambiental prévio da operação urbana Faria Lima, que exigia vias exclusivas de bicicletas para diminuir o impacto ambiental da construção de mais prédios na região, um dos objetivos da operação Faria Lima.
Em 2008, a proposta da prefeitura era, no entanto, implantar uma ciclovia com 9,3 km, que fizesse a ligação entre a Ceagesp e a região do Shopping Morumbi.
A verba de R$ 8,6 milhões liberada ontem prevê a construção da faixa exclusiva apenas da rua dos Pinheiros, próximo à estação Faria Lima do metrô, à av. Cidade Jardim.
Enquanto isso, a operação Faria Lima tem hoje R$ 739 milhões em caixa. Esse dinheiro foi obtido pela prefeitura com a venda, para incorporadoras, do direito de construir prédios na região além do limite básico dos terrenos.
Segundo cicloativistas, a antiga via para bicicletas ficou parcialmente inutilizada após a construção de pontos de ônibus na avenida. Hoje apenas um trecho de menos de 1 km ainda é viável para pedalar e está em condições precárias.
Via: Catraca Livre
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