28 janeiro 2012

Metrô e CPTM liberam uso parcial das escadas rolantes para transporte da bike em regime de teste.

"O Metrô de São Paulo e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) acabaram de tomar uma decisão animadora para os ciclistas: a partir do dia 4 de fevereiro, sábado, estará liberado o transporte da bike pelas escadas rolantes nas subidas. O uso da escada rolante será autorizado nos dias e horários em que é permitida a entrada da bike no metrô e nos trens da CPTM*. Atualmente, o transporte da bicicleta, tanto na descida quanto na subida, é feito exclusivamente pelas escadas fixas nas estações do metrô e CPTM.

A medida ainda está em regime de teste, e atende uma importante reivindicação feita pelos ciclistas nos últimos tempos. “Recentemente, o Metrô recebeu manifestações de ciclistas reportando dificuldades no transporte das bicicletas e prontificou-se a realizar estudos para solucionar a questão”, diz o comunicado da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

No último dia 23, a Ciclo Liga, “coletivo de coletivos de ciclistas”, divulgou um vídeo abordando o tema e uma carta aberta ao presidente do metrô, Sérgio Avelleda, sugerindo soluções possíveis para o transporte da bike nas estações. Até à 19 horas de hoje, o vídeo já tinha mais de 1100 visualizações. Em entrevista recente ao Na Bike, Sérgio Avelleda, que também é ciclista, já tinha mostrado preocupação com o tema e anunciado a realização de um estudo por parte da equipe técnica do metrô na busca de uma solução.

Durante o período de testes da nova medida, equipes operacionais do Metrô e CPTM irão avaliar como ciclistas e demais usuários se adaptam ao transporte da bicicleta nas escadas rolantes. “Após testes, constatou-se que a subida na escada rolante pode ser feita com segurança (freios acionados e mantendo distância dos demais usuários). No sentido de descida das escadas rolantes, o transporte das bicicletas não será liberado, pois requer maior esforço e habilidade do ciclista para garantir a própria segurança e a dos demais usuários”, informa o comunicado.

A VIAQUATRO ADOTARÁ, NA LINHA AMARELA, A MESMA MEDIDA DO METRÔ E CPTM.

Sem dúvida, essa medida é um sinal de disposição e boa vontade daqueles que podem, em larga escala, fazer algo concreto pela mobilidade urbana, não apenas dos ciclistas, mas de todas as pessoas que se deslocam pela cidade usando transporte público. E, sem dúvida, essa medida é também um sinal de que reivindicar melhorias e apresentar soluções é uma maneira eficaz de fazer a cidade mais amigável para as pessoas.

Tem tudo pra dar (ainda mais) certo."


Por Sabrina Duran do blog Na Bike

Bike no Metrô
Segunda a sexta, a partir das 20:30hs; sábado, a partir das 14hs, domingos e feriados, o dia todo.
Bike na CPTM
Sábado, a partir das 14hs; domingos e feriados, o dia todo.

Nenhum comentário: