17 janeiro 2012

Eu acho isso muito bacana: bueiros ecológicos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos ou “Lei do Lixo” estipulada pelo Governo Federal e regulamentada em 2010, entre outras questões, diz que os municípios deverão realizar um plano que contribua para a melhora eficiente e correta da destinação do lixo das cidades. Só assim, trazendo iniciativas concretas é que irão obter a verba que o Governo irá destinar para esse propósito.

Pesando nisso, o empresário e diretor da Ecco Sustentável, Carlos Chiaradia, adaptou de maneira ecologicamente correta, uma forma de filtro que retém todo aquele o lixo que vem das ruas e que vão parar em bueiros de toda cidade e um sistema de gestão para esse filtro. Chamam-se, respectivamente Ecco Filtro e Ecco Gestor.

O Ecco Filtro é feito de plástico e inteiramente sustentável (com capacidade para 300 litros). Já o Ecco Gestor é um sistema que monitora em tempo real qual a situação do escoador.
Este software identifica em qual capacidade encontra-se o filtro e quando ele chega a 80%, emite uma mensagem ao centro de gestão da empresa, que repassa a informação para a um órgão que fará a limpeza e manutenção. “Isso evita que literalmente aquele lixo todo, que pode ser reciclado, não vá para o ralo, literalmente”, completa, Carlos.

Carlos apresentou o projeto para a Subprefeitura de Pinheiros, que autorizou os testes, – próximo a Avenida Rebouças.
O tempo médio de limpeza diminuiu, de 40 minutos para cinco. O trabalho das pessoas que fazem a retirada dos resíduos, ficou muito mais salubre. “Hoje na cidade São Paulo, são utilizados outros sistemas que além de não serem tão eficazes são perigosos para quem faz a manutenção”, explica Chiaradia.

Via: Vila Mundo

Para saber mais e ver como funciona, assista ao vídeo.

Nenhum comentário: