14 julho 2011

Para Refletir: Ubuntu.

Recebi do meu amigo Toninho o texto abaixo e resolvi compartilhar aqui no blog por dois motivos: primeiro porque descreve uma bela filosofia de vida; e segundo porque prova que até mesmo um antropólogo que, supostamente seria uma pessoa mais "estudada", pode se mostrar uma completa besta, mantendo-se impermeável aos ensinamentos que um estilo de vida diferente do seu poderia lhe proporcionar. Não sei se a história é verdadeira ou não, mas mesmo que seja apenas uma fábula, vale refletir.

"Um antropólogo ao terminar seus estudos sobre os usos e costumes de uma tribo africana, resolveu, propor a seguinte brincadeira: montou uma cesta repleta de doces e guloseimas e colocou debaixo de uma árvore. Chamou então as crianças e combinou que, ao seu sinal, deveriam correr até o cesto e aquela que chegasse primeiro ganharia todos os doces que lá estavam. As crianças se posicionaram e, quando ele disse "já!", deram-se as mãos e saíram correndo em direção à árvore onde estava o tal cesto, chegando todas ao mesmo tempo e dividindo os doces entre si, felizes. O tal antropólogo -- cuja "ficha" ainda não havia caído -- perguntou-lhes por que tinham ido todas juntas se a regra era que somente uma delas poderia ficar com os doces. Ao que as crianças responderam: "Ubuntu. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?" 

Segundo a Wikipedia, a palavra Ubuntu é um termo Bantu para a filosofia tradicional Africana que foca nas alianças e relacionamento das pessoas umas com as outras.

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!" ou, em Inglês: "I am what I am because of who we all are." que, na minha tradução entendo assim: "Sou o que sou por causa daquilo que somos".

4 comentários:

Lili disse...

Lindo texto! Às vezes fica difícil entender como uma cultura egoísta pode bloquear coisas tão admiráveis e simples, né?
Gostei muito!

Anônimo disse...

Olá Lady,

Que coisa linda, emocionei!

"Sou quem sou, porque somos todos nós!"

Um abraço!

A.Nônimo

shan-Tinha disse...

grande lição de pequenos para grandes!
somos todos um!!!
maravilha!
posso compartilhar esse "doce" no meu blog, assim como as crianças fizeram?
vou aguardar aval ok?!
doces bjinhos!

Fernanda Guedes disse...

Claro! O que é bonito é pra se compartilhar!
Bjks
F