19 julho 2011

Experimente não usar nada novo.

A designer Jessi Arrington fala sobre consumo consciente - embalada em um arco íris de cores, criatividade e muita simpatia!
Se o seu Inglês está enferrujado ou você prefere assistir a versão com legendas em português, clique aqui ou leia a transcrição abaixo.
Via: TED


"Eu sou Jessi, e esta é minha mala. Mas antes de eu mostrar o que tem dentro, vou fazer uma confissão muito pública, e ela é: sou obcecada por roupas. Adoro encontrar, vestir, e mais recentemente, fotografar e blogar uma roupa diferente, colorida e louca para cada ocasião. Mas eu não compro coisas novas. Eu compro tudo de segunda mão, de brechós a bazares de caridade. Ah, obrigada. Comprar de segunda mão me permite diminuir o impacto que meu guarda-roupa tem sobre o meio ambiente e o meu bolso. Eu acabo conhecendo muita gente bacana; meu dinheiro geralmente vai para uma boa causa; eu tenho um visual único e minhas compras parecem minha própria caça ao tesouro. O que eu vou encontrar hoje? Será que vai me servir? Vou gostar da cor? Vai custar menos que $20? Se todas as respostas forem 'sim', me sinto como uma vencedora.
Quero voltar para a minha mala e contar o que eu tenho aqui para esta semana incrível no TED. O que alguém com todas essas roupas trouxe com ela? Então vou mostrar exatamente o que eu trouxe. Eu trouxe sete calcinhas e só. Exatamente uma semana de calcinhas foi o que eu pus na mala. Eu contava que eu poderia encontrar todo o resto que eu iria querer usar uma vez que chegasse aqui em Palm Springs. E já que vocês não me conhecem como a mulher andando pelo TED de calcinha -- isso quer dizer que eu achei algumas coisas. Eu adoraria mostrar minha semana de roupas para vocês agora. Está bem para vocês? Enquanto faço isso, também vou contar algumas das lições de vida que, acreditem ou não, eu aprendi nessas aventuras vestindo nada novo.
Vamos começar com domingo. Eu chamo isso de 'tigre brilhante'. Vocês não precisam gastar muito dinheiro para ter um ótimo visual. Quase sempre é possível ter um visual fenomenal por menos de $50. Toda essa roupa, incluindo a jaqueta, custou $55, e foi a coisa mais cara que eu usei toda a semana.
Segunda: A cor é poderosa. É quase fisiologicamente impossível ficar de mau humor quando se usa uma calça vermelho-vivo. Se você está feliz, vai atrair mais pessoas felizes para perto de você.
Terça: Não destoar é muito superestimado. Eu passei grande parte da minha vida tentando ser eu mesma e ao mesmo tempo tentando me encaixar. Apenas seja quem você é. Se você se cerca das pessoas certas, não só elas vão entender isso, mas elas vão agradecer.
Quarta: Abraçe sua criança interior. Às vezes as pessoas me dizem que parece que eu estou brincando de me arrumar, ou que pareço sua filha de 7 anos de idade. Eu gosto de sorrir e dizer: 'Obrigada'.
Quinta: Confiança é fundamental. Se você acha que algo fica bem em você, é quase certo que fica. E se você acha que algo não fica bem, é provável que também esteja certo. Eu cresci com uma mãe que me ensinou isso dia após dia. Mas somente quando eu fiz 30 anos foi que eu entendi o que isso significava. E eu vou explicar para vocês rapidamente. Se você acredita que é uma pessoa linda por dento e por fora, não há roupa que você não possa usar. Então não há desculpa para niguém aqui nessa plateia. Nós somos capazes de arrasar com qualquer visual.
Sexta: Uma verdade universal - cinco palavras para vocês: Paetês dourados combinam com tudo.
E finalmente, sábado: Desenvolver seu estilo pessoal próprio e único é uma ótima maneira de dizer algo para o mundo sobre você sem ter que dizer uma só palavra. Me foi provado em diversas ocasiões quando as pessoas se aproximaram de mim nesta semana só pelo que estou vestindo. E tivemos conversas incríveis.
Então obviamente isso não vai caber na minha mala minúscula. Então antes de eu voltar para o Brooklyn, eu vou doar tudo de volta. Porque a lição que eu mesma estou tentando aprender esta semana é que não há problema em se desapegar. Eu não preciso me apegar emocionalmente a essas coisas, porque ali na esquina sempre vai haver outra roupa louca, colorida e brilhante esperando por mim, se eu colocar um pouco de amor no coração e procurar.
Muito obrigada"

3 comentários:

Samara disse...

Muito legal! Ontem estava vendo um site que ajuda a conseguir coisas de graça, um projeto muito interessante tbm http://www.justfortheloveofit.org/

Fernanda Guedes disse...

Bacana, Samara, vou dar uma espiada por lá.
Bjks
F

Leonor disse...

Hoje mesmo fui em um brechó e encontrei coisas muito legais! tks pela dica!