11 fevereiro 2011

O Ciclista e a Lei - Episódio de Hoje: Bikes nos Trens e Metrô de SP (Reprise)

Você sabia que os ciclistas podem transportar suas bicicletas nos trens do Metrô e da CPTM? Denominado "Ciclista Cidadão", o projeto é uma ação conjunta das duas empresas, por intermédio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

A campanha "Ciclista Cidadão" proporciona uma nova alternativa para os deslocamentos urbanos voltados ao lazer, ao esporte e à vida social, além de gerar benefícios ao meio ambiente, já que o transporte sobre trilhos e as bicicletas não são poluentes.

Veja abaixo a "cartilha"  do ciclista:


Na minha opinião, ainda estamos longe do ideal, mas já é um começo.

Seria bom poder embarcar as bicicletas de segunda a segunda, facilitando o deslocamento dos ciclistas até o trabalho mas, conhecendo o Metrô de SP como eu conheço, isso é impossível hoje, principalmente nos horários de pico. A limitação de 4 bicicletas por vez também não é animadora...

O ideal é que fossem construídas rampas para facilitar o acesso dos ciclistas ao embarque, fico imaginando se isso está previsto nas novas estações que estão sendo construídas na cidade. Não é qualquer um que consegue subir e descer escadas carregando uma bicicleta. A minha, por exemplo, é bastante pesada e grande, o que torna a tarefa um verdadeiro mico.

Me lembro bem do quanto fiquei admirada ao ver os ônibus com suportes frontais para bicicletas sendo utilizados em Los Angeles, e de como fiquei torcendo para que algo assim pudesse funcionar aqui. Ano passado li numa matéria que já estão sendo feitos testes com esse tipo de ônibus aqui em São Paulo. Espero que dê certo, mas esta, como qualquer outra, é uma iniciativa que deve contar com o apoio de todos: dos ciclistas e motoristas aos demais usuários do ônibus. E também é bom torcer para que os ladrões resolvam dar uma folga para que os ciclistas e suas bikes cheguem sãos e salvos a seu destino.

É isso aí, bom final de semana para todos!
Beijokas da Fernanda.

Um comentário:

Ruy Rubio Rocha disse...

Não faz parte do meu caráter desrespeitar leis.., normas... e procedimentos..., mas a proibição de não poder usar as escadas rolantes com bike é no mínimo estúpida ! A primeira vez que fui descer a escadaria da estação Brigadeiro (e ali não tem alternativa só tem escada rolante pra subir) eu caí nos 3 últimos degraus, ninguém do Metrô veio me perguntar nada ! Depois disso desço pelos degraus e só subo de escada rolante, e quase sempre levo "pito". A última vez a agente me disse que não pode levar carga na escada rolante. E os ambulantes que descem com barracas de rua ??? Viajantes que descem com malas que mais parecem casas ??? Espero que a Cia do Metropolitano continue se atualizando, no mínimo com canaletas nas escadas fixas. That's it !