18 outubro 2010

Aparelho reduz tempo de banho

Com luzes nas cores vermelha, amarela e verde, o waterpebble indica quando o chuveiro deve ser desligado.

O chuveiro é responsável pela maior fatia do consumo doméstico, especialmente no Brasil, onde cada brasileiro toma em média 19,8 banhos por semana, a maior frequência entre os países incluídos em um estudo recente sobre o assunto. Considerando que por aqui os banhos duram em média 8 minutos e que um chuveiro consome cerca de 4,5 litros por minuto, pode-se concluir que só em banhos cada brasileiro gasta 2.828 litros por mês. Não é de se admirar que algumas pesquisas apontem que a conta do chuveiro responde por até 54% do consumo total de uma casa.
Considerado uma tradição cultural herdada dos povos nativos do Brasil, o banho demorado é visto por muitos como um momento de relaxamento, que poucos gostariam de ver interrompido. Mas essa conta tem saído cara para o planeta.
Pensando nisso, a empresa Priestmangoode criou o Waterpebble, um dispositivo que ajuda a reduzir a quantidade de água que literalmente vai pelo ralo num banho. Fabricado a partir de polímeros que podem ser inteiramente reciclados, o pequeno aparelho é usado solto no chão do banheiro sob o chuveiro e próximo ao ralo, onde pode medir o tempo em que o chuveiro ficou aberto em um banho, através de sensores eletrônicos.
A informação é guardada na memória. E, nas próximas chuveiradas,o aparelho estará programado para avisar quando o banho chegar na metade do tempo (luz amarela) e quando o tempo estiver esgotado (luz vermelha), por meio de indicadores luminosos. Como a economia é possível? A cada banho, o aparelho "rouba" alguns segundos de ducha, educando o usuário a gastar menos água, sem que ele perceba.

Via: Movimento Cyan.

Nenhum comentário: