10 maio 2011

Dica Eco-Chic de Terça-Feira.

Dica Eco-Chic de Hoje: Você sabe o que é Greenwashing ou Maquiagem verde? É o termo utilizado quando uma empresa disfarça práticas predatórias com uma política ambiental de fachada. A Terra Choice, empresa americana de marketing ambiental e consultoria, examinou neste ano 5296 produtos anunciados como "verdes" no Canadá e nos Estados Unidos e – atenção! – revelou que mais de 95% deles cometem ao menos um tipo de deslize classificado como Greenwashing. Para ajudar o consumidor a fazer escolhas realmente mais amigáveis para o planeta, o site da empresa traz uma lista com alguns dos "pecados" mais cometidos pelos fabricantes supostamente ecológicos. Veja alguns deles: 
1- Falta de provas: não dar acesso a informações que comprovem os argumentos da publicidade
2- Irrelevância: divulgar uma “vantagem verde” que é mera obrigação do fabricante. Exemplo: dizer que ele é livre de uma substância proibida por lei
3- Dos males, o menor: distrair o consumidor ressaltando um diferencial que não elimina o caráter negativo da mercadoria (cigarros orgânicos, por exemplo)
4- Imprecisão: usar definições vagas, como rotular de “100% natural” produtos com substâncias tóxicas encontradas na natureza (mercúrio e arsênico, por exemplo.



Facilidade: (Moleza!)
Impacto: ♥♥(Maravilha!)

2 comentários:

Unknown disse...

Nossa!
Cada dia aprendo mais com você.

Amooo seu blog.
Um dia maravilhoso para você.

http://podecorrer.blogspot.com

Fernanda Guedes disse...

Que bom, Claudia! Fico superfeliz por saber disso.
Bjks
F