12 janeiro 2011

Aprenda a fazer: saquinhos de lixo feitos com jornal.

Essa dica da Juliana Valentini é bem legal: como criar um saquinho de jornal para substituir o uso de sacolinhas plásticas nas lixeiras.
O saquinho de jornal tem inspiração no origami e cabe perfeitamente nos lixinhos convencionais. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer: só leva 20 segundos para montar. Vamos tentar?

Passo-a-passo:




1)  Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.




2) Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.



3) Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.



4) Vire a dobradura “de barriga para baixo”, escondendo a aba que você acabou de dobrar.



5) Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.



6) Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.



7) Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:



8) Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!


9) Pronto! É só encaixar dentro do seu cestinho e reduzir a quantidade de sacos plásticos jogados no lixo.





Via: Coletivo Verde.

4 comentários:

Livia disse...

Achei ótima a idéia!! Eu usava saquinhos de supermercado, agora percebo que não preciso dos saquinhos, posso trazer as compras em caixas :)
Olha, descobri seu blog há pouco tempo e tiro o chapéu pra vc!! Vc é um estímulo!! Eu tb pedalo, mas apenas passeios em grupo, como os noturnos que vc faz. Acho incrível como vc sai de bike no dia a dia pra resolver tudo, sua disposição, as coisas que vc enxerga quando está de bike, o tempo que vc ainda arruma para tomar um lanche em lugares fofos. E tudo isso na maior elegância! Parabéns mesmo!!

Fernanda Guedes disse...

Ah, que coisa boa... ler um comentário assim me faz ter forças redobradas para seguir com a minha empreitada em busca da sustentabilidade!
Se você passeia por São Paulo, ainda vamos nos encontrar qualquer dia desses.
Obrigada pelo comentário e volte sempre.
Bjks
Fernanda

Joaquim Jr disse...

É Fernanda...

Estou bem impressionado com teu Blog. Inclusive, acabei de aprender a fazer esse saquinho... ehehheeh

Ontem eu ia jogar um monte de jornal fora, mas resolvi deixá-los em casa para fazer desses saquinhos.

Continue nos dando dicas e, claro, nos incentivando.

P.S.: Já to assinando o segundo como Joaquim... hehehe

Bjos.

Fernanda Guedes disse...

Joaquim,
Seja bem-vindo!
Bjks
F