22 setembro 2011

O que torna um hotel "sustentável"?


O Canto das Águas que fica na Chapada Diamantina. (Foto: Divulgação)

Cada vez mais tem surgido pousadas, hotéis e ressortes com o objetivos de reduzir os impactos socioambientais. E quem ganha com isso não é apenas você, hóspede eventual deste ou daquele estabelecimento, mas também as comunidades no entorno do lugar e o meio ambiente, claro.
O hotel Canto das Águas, que fica em Lençóis, na Chapada Diamantina, Bahia, foi um que promoveu, ao longo dos últimos anos, algumas alterações mais sustentáveis. "Quando implantamos a troca opcional de roupas de cama e banho, foi uma revolução por aqui", lembra Yasmin Lessa Felippi, proprietária do lugar.
Mas as mudanças não pararam por aí. O uso de plástico para revestir as lixeiras é evitado sempre que possível. No seu lugar, entra o papel Kraft. E as sacolas para as roupas destinadas à lavanderia são de tecido. O mel em favo, as bananas-passas e a famosa farofa de garimpeiro -- feita com carne seca e temperos -- são guardados em potes retornáveis, dentro de uma sacola de algodão cru em que se lê: "Embalagens não descartáveis. Devolução obrigatória." Esse tipo de comunicação com as pessoas que frequentam o hotel, acredita Yasmin, é muito importante. "É um jeito de envolvê-las nesse processo", diz ela, orgulhosa de ter sido a pioneira a conquistar a certificação de hotel sustentável no Brasil, concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que faz parte de um projeto do Ministério do Turismo para incentivar essa forma de hospedar mais ecológica.

É mesmo verde?

Para a consultora em ecoturismo Paula Arantes, a maneira como o empreendimento divulga suas ações diz muito sobre o compromisso que ele tem com a preservação ambiental. E, como isso tem sido cada vez mais valorizado como uma tendência do mercado, é preciso estar atento para não cair no discurso de quem se autodeclara verde apenas porque está numa zona de natureza preservada ou porque tem uma pequena horta.

O Lagoa do Cassange, na península de Maraú. (Foto: Divulgação)
O que um hotel deve ter para ser considerado, de fato, verde? É claro que ele não precisa, necessariamente, ter todas essas iniciativas. Mas apresentar pelo menos uma meia dúzia delas é recomendável. Veja a seguir:

Horta ou pomar
Produzir alimentos orgânicos nas dependências do hotel garante um cardápio com ingredientes frescos e saudáveis. Apoiar produtores locais também é outra alternativa simpática e recomendável.
Materiais
Para ser verde, é preciso começar pela construção do empreendimento. Madeira só entra se for certificada ou de refl orestamento. Palha, bambu e outros recursos locais também são bem-vindos.
Baixo consumo de energia
Lâmpadas econômicas e aquecedores solares de água reduzem significativamente os gastos do hotel. Turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos também podem ser boas opções.
Mão de obra local
Os funcionários e colaboradores do hotel são nativos, conhecem bem o ecossistema, os atrativos e as carências do lugar. Mais que isso: veem o hotel como um aliado, não como um vizinho chato.
Bons fornecedores
Os produtos que abastecem o lugar são rigorosamente selecionados. Para higiene pessoal e limpeza, tudo deve ser biodegradável. Suvenires e bombons artesanais levam etiqueta do artesão local.
Troca de toalhas
Avisos simpáticos deixados nas suítes convidam o hóspede a pensar duas vezes antes de pedir a substituição de roupas de cama e banho, o que poupa água, energia, produtos de limpeza.
Economia de água
Esse item requer alguns equipamentos: torneiras e chuveiros com arejadores ou sensores de presença, descargas sanitárias com válvula dupla e cisternas para armazenar a água da chuva.
Artesanato regional
A decoração emprega peças criadas por artesãos locais (esqueça as esculturas de Bali). É uma forma de valorizar a cultura e gerar renda e trabalho para além dos muros do empreendimento.
Tratamento de esgoto
Um paisagismo funcional reúne plantas que absorvem muita água. Em tanques, suas raízes filtram as impurezas dos resíduos sólidos e devolvem à natureza água limpa, livre de contaminação.
Atividades educativas
Para envolver o hóspede, vale organizar trilhas ecológicas e passeios guiados por monitores treinados. Assim, as chances de ele colaborar e voltar para casa mais preocupado com o entorno crescem bastante.
Diálogo constante
O hóspede deve ser informado sobre as ações de sustentabilidade que o hotel desenvolve. Essa comunicação deve estar em murais, em avisos nos quartos e até nos cardápios do bar e do restaurante.
Carbono neutro
O hotel prioriza o transporte por bicicleta e vans movidas a combustíveis renováveis. Os turistas plantam árvores ali mesmo - ou autorizam o serviço -, a fim de compensar as emissões de CO2 geradas por sua viagem.
Gestão do lixo
Esse item é fundamental. Uma alternativa são as composteiras para os resíduos orgânicos. E a já conhecida coleta seletiva dos materiais recicláveis. Outro item: as compras devem priorizar produtos menos embalados, o que reduz a produção de lixo.
Parcerias
É preciso ser ativo na comunidade para garantir a preservação do meio ambiente e o bem-estar das pessoas. Por isso, é rotina apoiar projetos relacionados à fauna e à fl ora ou iniciativas ligadas à educação.

Fonte: M de Mulher.

Um comentário:

Lili disse...

Que lugar LINDO, Fe!!