08 agosto 2011

Dica Eco-Chic de Segunda-Feira

Dica Eco-Chic de Hoje: O arquiteto Marcelo Rosenbaum criou um projeto de Horta Vertical feita com garrafas PET. A ideia, além de eco-chic, é fácil de fazer. Veja abaixo o passo a passo e mãos à obra!
Para ter uma horta vertical igual à do Rosenbaum são necessários os seguintes materiais:
-garrafas PET de dois litros (vazias e limpas)
-tesoura
-corda de varal
-cordoalha (cabos de arame de aço)
-barbante ou arame
-arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames)
-terra e muda de planta. 

A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte.
Dois furos devem ser feitos na garrafa na região próxima às aberturas, superior e inferior. Será por este espaço que o cordão que segura as garrafas irá passar. O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede. O fundo de todas as garrafas deve ter um furo, que permita a saída do excesso de água na terra.

 
Dois fios, que passam pelas extremidades das garrafas, as mantêm presas. Por isso, as arruelas são utilizadas. Quem optar pelo uso dos arames deve colocar as arruelas logo abaixo das garrafas, para servirem como “calço”, para que elas não escorreguem. O barbante e a corda de varal não precisam disso. Nesses casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar.
Com as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis.
Facilidade: (Dá um trabalhinho e requer manutenção constante.)
Impacto: ♥♥♥♥(Maravilha!)

Vote no "Minha Vida Eco-Chic" para o Prêmio Top Blog 2011.

4 comentários:

sabata disse...

de quantro e quanto tempo tem que regar? e se precisa de sombra...

grata


Sábata

Lady Guedes disse...

Oi, Sábata.
Não sou especialista nesse tipo de cultivo, mas o que sei é que geralmente as plantinhas de horta gostam de MUITO sol e POUCA água.
Vale a pena você se informar melhor de acordo com a área que tiver disponível e o tipo de planta que escolher.
Bjks
F

Lili Chiurco disse...

E fica bonitinho!
Sua mini hortinha tá dando certo, Fe?
Beijos

Lady Guedes disse...

Oi, Lili!
Meu alecrim e manjericão dão mais trabalho que filho... afe! Mas até agora estão vivos e já deram sabor a vários pratos aqui em casa.
Bjks
F