Madeira de lei
Termo de interpretação variável. Pode-se referir tanto às madeiras escuras e com alta resistência mecânica e biodeterioração, como às de alto valor comercial.
Fonte: Madeira – Uso sustentável na construção civil. 2ª edição. IPT e SVMA
Leia tambem:
Era uma vez na Mata Atlântica
Rapina ambiental
Fonte: Madeira – Uso sustentável na construção civil. 2ª edição. IPT e SVMA
Leia tambem:
Era uma vez na Mata Atlântica
Rapina ambiental
Maquiagem verde
Maquiagem verde - Definição utilizada para quando uma empresa disfarça práticas predatórias com uma política ambiental de fachada.
Mandato de Berlim
Estabelecido em Berlim, em 1995, na COP1 para negociar e acompanhar a implementação de todos os acordos negociados pelos países desenvolvidos.
Fonte: Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas
Fonte: Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas
Maré negra
Ocorre quando uma grande quantidade de petróleo é derramada no mar em conseqüência do naufrágio de um petroleiro, do rompimento de um oleoduto ou de um acidente grave numa plataforma de perfuração.
Maré vermelha
É a concentração de algas tóxicas em águas litorâneas. Ela causa a morte de cardumes e nas pessoas, pode provocar reações alérgicas e dificuldade de respirar. Destruição do assoalho marinho - Uma plataforma de perfuração e extração de petróleo pode prejudicar o assoalho marinho. O nível de hidrocarbonetos no solo marinho se mantém extremamente alto numa área de 8 quilômetros em volta das plataformas de extração. Isso destrói o habitat das espécies que vivem nessas regiões.
Mata ciliar
Também conhecida como mata de galeria, é a vegetação que se desenvolve ao longo de um rio. Além de proteger as margens de rios, nascentes, córregos e lagos da erosão e do ressecamento dos barrancos, a mata ciliar facilita a infiltração da água da chuva no solo e estabiliza a temperatura da água.
Matriz energética
Combinação das fontes de energia disponíveis numa economia ou país e dos usos de energia em suas diferentes formas. A economia moderna consome energia de duas formas: a combustível e a elétrica, podendo ser extraídas diretamente da natureza ou produzidas a partir dessas fontes primárias.
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL)
É um mecanismo previsto no Protocolo de Kioto, criado para reduzir as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global. O MDL torna possível, também, o desenvolvimento sustentável em países emergentes, pois os países industrializados que não cumprirem suas metas de lançamento de poluentes na atmosfera podem compensar o problema financiando projetos de redução da poluição nesses países. Segundo estimativas do Banco Mundial, esse mercado pode movimentar cerca de US$ 1 bilhão por ano.
Mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento das Florestas Tropicais
Em inglês, a sigla é TDERM.
Alternativa do Greenpeace para o REDD. Prevê um fundo global que receberia recursos voluntários e obrigatórios dos países do Anexo 1 para a aplicação em projetos de conservação, redução no desmatamento e repartição de benefícios com comunidades tradicionais. Em troca, os países do Anexo 1 ganhariam uma nova moeda, as unidades florestais, equivalentes à quantidade de emissões reduzidas nos países em desenvolvimento que contassem com sistemas de monitoramento de suas florestas. Cada tonelada de carbono equivaleria a uma unidade florestal.
Fonte: Revista Página 22, nº 30, maio 09
Mecanismos de flexibilização
Permitem que um país do Anexo I adquira unidades de redução de emissão de gases de efeito estufa, seja por intermédio de aquisição direta, seja por investimentos em projetos em outros países.
Fonte: Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas
Fonte: Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas
Medidas compensatórias
Medidas tomadas pelos responsáveis pela execução de um projeto. Essas medidas são destinadas a compensar impactos ambientais negativos, custos sociais que não podem ser evitados ou o uso de recursos ambientais não renováveis.
Fonte: IBAMA
Fonte: IBAMA
Medidas corretivas
Ações para a recuperação de impactos ambientais causados por qualquer empreendimento ou causa natural. Significam todas as medidas tomadas para proceder à remoção do poluente do meio ambiente, bem como restaurar o ambiente que sofreu degradação resultante dessas medidas.
Fonte: IBAMA
Fonte: IBAMA
Medidas mitigadoras
São aquelas destinadas a prevenir impactos negativos ou reduzir sua magnitude. É preferível usar a expressão "medida mitigadora" em vez de "medida corretiva", uma vez que a maioria dos danos ao meio ambiente, quando não pode ser evitada, pode apenas ser mitigada ou compensada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário